terça-feira, 12 de abril de 2011

A profissão de economista

Conceituar a finalidade de um profissional de ciências econômicas é algo não tão simples assim, devido a grande diversidade para atuação no mercado de trabalho. Ouve-se comumente que a função do economista seria lidar com “dinheiro”. Bom, de fato existe grande parcela de economistas lidando diretamente ou indiretamente com dinheiro, porém não limita-se apenas a isso.

Para compreender melhor quais seriam as possibilidades de atuação de um economista é preciso encontrar conceitos básicos para economia. Podemos definir o conceito de economia como: produzir, trocar e consumir bens e serviços.  Onde cabe ao economista o encargo de elaborar e aplicar projetos, com o intuito de atender as demandas sociais, contribuindo assim para a melhoria nas utilizações dos bens e serviços.

Atualmente há um grande leque de possibilidades para o profissional formado em economia, como atuação em iniciativa privada, através de instituições financeiras, análise econômica ou mesmo cargos de gestão.  Existem também, diversos profissionais dedicados a cargos públicos, como em secretarias de planejamento na elaboração de indicadores econômicos e estatísticos; e profissionais no campo de educação, sendo mais comum no ensino superior.

Basicamente um economista trabalha com metodologia lógica, sendo de suma importância que o mesmo tenha conhecimentos sólidos em matemática e história para gerar e aplicar bons resultados, tomar decisões quanto aos melhores investimentos através de análise histórica, projeção econômica ou mesmo para adquirir habilidades de abstração, para resolver problemas concretos vivenciados em nosso cotidiano. Uma das grandes habilidades observadas em um economista é a capacidade de prospecção mercadológica, onde através de análise prévia, pode premeditar parte da tendência econômica, conseguindo efetuar bons investimentos e evitando gastos escusos.

O mais importante do cientista econômico é que sempre atue com ética e continue aprimorando seus conhecimentos para que possa contribuir cada vez mais para o desenvolvimento socioeconômico, pois cada resultado de pesquisa ou decisão tomada afeta diretamente o bem estar das pessoas.


Ocimar Maximiliano

Nenhum comentário:

Postar um comentário