sábado, 30 de abril de 2011

Política Monetária

       Política Monetária é um dos instrumentos da política macroeconômica, e pode ser definida como um controle de oferta da moeda e das taxas de juros impostas, com o objetivo de estabelecer um equilíbrio na economia. Em outras palavras a política monetária pode definir-se como o controle da quantidade de dinheiro em circulação dependendo, do regime cambial adotado nesse país e das variáveis que o Banco Central (maior autoridade monetária) controla diretamente. O regime cambial dependente também do Banco Central, pois é ele que o estabelece como sendo fixo ou flutuante. A política monetária pode ser restritiva ou expansionista. Restritiva, reduz o crescimento da quantidade de moeda e encarece os empréstimos, já a expansionista é praticamente o contrario ela acelera a quantidade de moeda e barateia os empréstimos. É através da política monetária que ocorre os empréstimos do Banco Central aos bancos comerciais.       
        A política monetária esta presente em nosso cotidiano, pois ela controla o gasto na economia de um país, atua principalmente na renda familiar, nos empreendimentos, emiti o papel moeda e atua na compra e venda de títulos. Ela também, como já disse anteriormente controla a taxa de juros, que por sua vez defini o nível de consumo e demanda. A partir disso temos a demanda agregada que é a relação entre quantidade de produtos que possuem demanda e o nível geral de preços.
      A política monetária é composta dentre outros já citados e, explicando melhor alguns, por quatro instrumentos importantes, que são:
  • Operações de mercado aberto: caracterizado pela compra e venda de títulos públicos do banco central no mercado;
  • Deposito compulsório: É uma determinação legal, onde obrigam os bancos comerciais e outras instituições financeiras a depositarem, junto ao Banco Central, uma determinada porcentagem de suas captações em depósitos à vista dentro outros títulos contábeis;
  • Redesconto bancário: É o empréstimo feito pelo banco Central aos bancos comerciais, quando os mesmo se vêem com problemas financeiros;
  • Controle e seleção de credito: como o próprio instrumento já diz, o banco Central controla o volume de créditos, ao prazo e destino do mesmo. 
      Enfim podemos dizer que a política monetária se baseia nas decisões tomadas pelo banco central.



 Liziane Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário