segunda-feira, 9 de maio de 2011

Existe uma bolha no mercado imobiliário brasileiro?

   O Brasil na última década mostra um desenvolvimento econômico que vem gerando um grande crescimento no mercado imobiliário, por isso vem gerando esse tipo de desconfiança. Existe certa preocupação, pois ocorreu recentemente um fato parecido, uma bolha imobiliária norte-americana. Para que essa bolha ocorra, é preciso em suma que ocorra um desequilíbrio entre a oferta e a demanda.
    O aumento dos preços imobiliários é significante ao aumento da massa salarial e do crescimento do país. Mas no momento essa elevação não está sendo relativamente agravante, devido o aumento do emprego e da renda no país, serem equivalentes ao aumento da capacidade de pagamento da população. Há também muitas influências para essa valorização, como a realização da copa do mundo de 2014 e os jogos olímpicos em 2016. Isso acaba gerando um aumento de investimento na infra estrutura das cidades e em contra partida a uma valorização significativa no valor dos imóveis,  e faz com que os preços aumentem relativamente.
      Entretanto, há especialistas que acreditam na formação dessa “bolha”, mas em crescimento, pois dizem que os salários das famílias não acompanham o ritmo do crescimento dos imóveis , ao contrário da informação do 2º parágrafo , onde diz que ambos crescem simultaneamente. O Brasil vem tendo um aumento significativo no financiamento de imóveis. Mas o que acontece com ele não é novidade para o mundo, pois outros países já vivenciaram o mesmo, onde os bancos buscam crescimento na concessão de créditos à população, dando mais oportunidades para as pessoas poderem financiar seu imóvel. 
      Enfim, podemos verificar que as opiniões são muito controvérsias, pois não sabemos ao certo se está bolha de fato existe ou não. Esse assunto ainda terá muita repercussão até meados das olimpíadas de 2016, onde poderá ocorrer a deflação dos preços.

Jehniffer de Sena Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário